Qual o primeiro passo para se organizar?


- Faça uma TO DO list.




É isso aí gente, faça uma lista de todas as tarefas de casa. Não vá achando que é tudo óbvio porque não é.

Primeiro passo:
-Elenque todas as tarefas que precisam ser feitas. Vou dar um exemplo pra vocês das tarefas que temos aqui em casa.

Cozinha
  • Lavar e guardar a louça 
  • Limpar a pia
  • Limpar os móveis da cozinha
  • Limpar a geladeira
  • Limpar as janelas
  • Limpar o fogão
  • Limpar o microondas
  • Lavar o chão
  • Manutenção da limpeza do chão

Área de serviço
  • Lavar o chão
  • Manutenção da limpeza do chão
Sala
  • Limpar o chão (que envolve: aspirar ou varrer, passar pano e encerar depdendendo do seu piso)
  • Lustrar os móveis de madeira
  • Limpar os demais móveis
  • Aspirar os sofás 
  • Limpar as portas
Corredor
  • Limparo chão
  • Limpar móveis e decoração (aparadores, quadros e qualquer outra coisa que exista lá)
Banheiro
  • Lavar o banheiro (sim, lavar, pia, chão, vaso sanitário, box, espelhos, azulejos)
  • Manutenção da limpeza
  • Limpar porta
Quartos
  • Limpar o chão
  • Trocar a roupa de cama
  • Limpar os móveis
  • Limpar porta
  • Limpar janelas
Demais tarefas
  • Lavar a roupa e secar (que envolve lavar e estender, caso não tenha secadora)
  • Guardar roupas (porque nós super ficamos esperando elas se guardarem sozinhas)
  • Tirar o lixo (verifique os dias que seu lixeiro passa)
  • Lavar pano de chão
  • Lavar tapetes de cozinha, capachos e etc
  • Regar as plantas
  • Arrumar armários de louça, panelas e despensa
Próximo passo, quanto, quando, quem? 

Certo gente limpa, você elencou todas as tarefas que tem que ser desempenhadas dentro da realidade da sua casa, certo, e agora?

Vamos ver, quantas pessoas moram em sua casa e vão ajudar nas tarefas. Eu defendo que todo mundo tem que participar. Claro que se você tiver crianças pequenas elas estão liberadas, mas de resto, todo mundo pode fazer algo.

Nada de deixar os pontos soltos, responsabilize as pessoas, quando você é o dono da tarefa e não faz temos de quem cobrar, aquilo que é de todo mundo não é de ninguém, já dizia a sabedoria milenar.

Outra coisa, periodicidade, ou seja, quantas vezes por semana ou por mês ou por dia aquela tarefa tem que ser feita. Isso é muito particular. Se você for um fanático por limpeza pode achar que tem que lava o banheiro todos os dias. Se você for uma pessoa mais equilibrada, uma vez por semana com outro dia de manutenção está ok.

Dica geral, verifique quanto o local demora pra ficar com aparência de sujo, simples assim.  De verdade? Na prática você pega o ritmo!

Feita a lista, verificada a peridiocidade e elencadas as pessoas faça um quadro de tarefas semanal, uma tabela do excel serve, com dia, tarefa e resposável.

É importante que você faça um modelo e modifique semanalmente pois tem tarefas que são feitas num intervalo de tempo maior que uma semana. Além disso, usando um quadro diferente por semana você pode fazer um X bem grande e feliz após terminar a tarefa.


0 comentários: