Qual o primeiro passo para se organizar?


- Faça uma TO DO list.




É isso aí gente, faça uma lista de todas as tarefas de casa. Não vá achando que é tudo óbvio porque não é.

Primeiro passo:
-Elenque todas as tarefas que precisam ser feitas. Vou dar um exemplo pra vocês das tarefas que temos aqui em casa.

Cozinha
  • Lavar e guardar a louça 
  • Limpar a pia
  • Limpar os móveis da cozinha
  • Limpar a geladeira
  • Limpar as janelas
  • Limpar o fogão
  • Limpar o microondas
  • Lavar o chão
  • Manutenção da limpeza do chão

Área de serviço
  • Lavar o chão
  • Manutenção da limpeza do chão
Sala
  • Limpar o chão (que envolve: aspirar ou varrer, passar pano e encerar depdendendo do seu piso)
  • Lustrar os móveis de madeira
  • Limpar os demais móveis
  • Aspirar os sofás 
  • Limpar as portas
Corredor
  • Limparo chão
  • Limpar móveis e decoração (aparadores, quadros e qualquer outra coisa que exista lá)
Banheiro
  • Lavar o banheiro (sim, lavar, pia, chão, vaso sanitário, box, espelhos, azulejos)
  • Manutenção da limpeza
  • Limpar porta
Quartos
  • Limpar o chão
  • Trocar a roupa de cama
  • Limpar os móveis
  • Limpar porta
  • Limpar janelas
Demais tarefas
  • Lavar a roupa e secar (que envolve lavar e estender, caso não tenha secadora)
  • Guardar roupas (porque nós super ficamos esperando elas se guardarem sozinhas)
  • Tirar o lixo (verifique os dias que seu lixeiro passa)
  • Lavar pano de chão
  • Lavar tapetes de cozinha, capachos e etc
  • Regar as plantas
  • Arrumar armários de louça, panelas e despensa
Próximo passo, quanto, quando, quem? 

Certo gente limpa, você elencou todas as tarefas que tem que ser desempenhadas dentro da realidade da sua casa, certo, e agora?

Vamos ver, quantas pessoas moram em sua casa e vão ajudar nas tarefas. Eu defendo que todo mundo tem que participar. Claro que se você tiver crianças pequenas elas estão liberadas, mas de resto, todo mundo pode fazer algo.

Nada de deixar os pontos soltos, responsabilize as pessoas, quando você é o dono da tarefa e não faz temos de quem cobrar, aquilo que é de todo mundo não é de ninguém, já dizia a sabedoria milenar.

Outra coisa, periodicidade, ou seja, quantas vezes por semana ou por mês ou por dia aquela tarefa tem que ser feita. Isso é muito particular. Se você for um fanático por limpeza pode achar que tem que lava o banheiro todos os dias. Se você for uma pessoa mais equilibrada, uma vez por semana com outro dia de manutenção está ok.

Dica geral, verifique quanto o local demora pra ficar com aparência de sujo, simples assim.  De verdade? Na prática você pega o ritmo!

Feita a lista, verificada a peridiocidade e elencadas as pessoas faça um quadro de tarefas semanal, uma tabela do excel serve, com dia, tarefa e resposável.

É importante que você faça um modelo e modifique semanalmente pois tem tarefas que são feitas num intervalo de tempo maior que uma semana. Além disso, usando um quadro diferente por semana você pode fazer um X bem grande e feliz após terminar a tarefa.


Meu mantra!hehe



PEGOU- USOU - GUARDOU

Por que se organizar?

Quando eu era solteira,confesso...era bem desorganizadinha hehe!Eu tinha um o Nemo de pelúcia enorme(aquele peixinho fofo do filme "Procurando Nemo")...e minha mãe sempre dizia que o Nemo estava nadando na bagunça do meu quarto hehe!
Quando a situação estava feia e eu nem sabia por onde começar a arrumar,ela ia dava um jeito rapidinho,mas também era desesperador!Ela jogava várias coisas fora,doava uma parte,sumia,ou melhor,organiza meus milhares de papéis rs!Não sei porque eu tenho essa mania de guardar tanto papel viu!Ô loco!
Casei,não sei se com vocês foi assim,mas a minha casa no primeiro mês era um "brinco",claro,depois de passar o mês todo organizando as coisas,como são móveis novos e váriosss presentes,dá até gosto né,nem cansa rs!
Mas aí...foi passando o tempo,uma baguncinha aqui,outra ali,eu que já era bagunceira fui casar com um bagunceiro também rs,tinha dias que parecia que tinha passado um furacão aqui,um Katrina mesmo e no outro dia um Tsunami!rs
Juro que eu tentei arrumar,juro que respirei 10 mil vezes quando eu acabava de limpar ou arrumar algo e o meu maridinho vinha e fazia aquela bagunça sem arrumar depois!
E vou confessar,quando você é desorganizado,parece que nada dá certo!É um atraso de vida mesmo!
Teve um sábado,que eu levantei com vontade de deitar no sofá e ver filme,pedir uma comidinha gostosa,a casa estava assim "mais ou menos",tinha uma bagunça aqui,um cesto de roupas suja cheio e precisando de uma bela faxina(limpar vidros,lavar cozinha,etc...)meu marido chega todo sossegado e diz: convidei meus pais para almoçar aqui amanhã!
Eu quase surtei rs,não sabia se ria,se chorava,se fugia...mas levantei e fui lá,firme e forte dar aquela faxina na casa,arrumar as bagunças...a casa ficou brilhando e eu...eu minha amiga,fiquei só o pó da rabiola huahauha!




Foi aí que eu coloquei na cabeça que à partir daquele dia,eu seria uma pessoa organizada para não passar mais esses apuros e ainda ter tempo para mim!E minha frase para não desanimar é:

Pelo menos uma vez ao dia,vou postar algo sobre organização diária e como estou nessa tarefa!


Fico alguns dias sem aparecer por aqui...mas sempre volto!!!hehe
Esses dias conversando com meu marido,ele perguntou porque eu não escrevia com tanta frequência no blog...antes eu escrevia todo santo dia!
Nem sei dar a resposta viu,tem dias que estamos com aquela "cara de pudim" e nem queremos papo!Mas percebi que escrever aqui,mesmo que ninguém leia...é uma forma de desabafo,uma forma de auto-conhecimento e que me faz um bem ENORME!
Então volto com muitas novidades,muitos "causos" e muita alegria para repartir com todos!

A primeira novidade é: sou mega bagunceira e casei com um mega bagunceiro,mas quando "a gente" casa tudo muda não é?Depois de ler muitooooo sobre o assunto e tentar de algumas formas melhorar esse meu "defeitinho de fabricação",vou dividir com vocês algumas coisas que faço,estou tentando fazer e vou conseguir fazer...bora lá?Respira fundo,força na piruca e let's go!!!

Para tudooooooooooooooo que tenho um recadinho ainda hehe:

Hoje completamos 4 meses de casados!!!

No próximo post eu conto um pouco mais sobre isso ok?

3h35 da madruga e eu lavando roupa = insônia


Bom dia vizinhas!Tudo bem?
 Simmm,foi isso mesmo que vocês leram no título desse post,às 3h35 da madruga eu estava com uma baita insônia(meu sono tá totalmente desregulado) e eu fui lavar roupa!Ontem à noite trouxe algumas roupas da minha sobrinha p/lavar,pois minha irmã está com probleminhas com a máquina dela!


Eu não uso só uma marca de sabão líquido,assim como a minha mãe que só usa Omo!Eu gosto de testar coisas,por isso acabo comprando de marcas diferentes!
Omo: o preço dele é meio salgadinho,mas quando está na promoçãoo,ahh eu adoro hehe!Na embalagem diz que tem tira manchas,mas senão ficar de molho por pelo menos 1 hora,não sai mancha nenhuma!Tem um cheirinho bom!
Ace: o preço é bom,também tem que deixar de molho,não chega a 1 hora como o omo,tem cheirinho bom também!
Surf: o preço é ótimoo,no azul eu paguei R$2,57,tem um cheiro ótimooooooo e tem que deixar de molho também...gostei tanto que comprei o verdinho hehe!

Quando eu digo: tem que deixar de molho,são para roupas bem sujas,meias(sei quando o chão da minha casa tá "gritando" quando ando só de meia rs)e para panos de prato,chão...

Aqui a máquina cheinha de roupas da Luana hehe


 Lavanderia lotada rs,ela está saindo das fraldas,então ela troca de roupa váriasss vezes ao dia!

Saldo final: Fui dormir às 4h40 da madruga,mas consegui lavar(ok,foi a máquina rs) e estender 56 peças de roupas,fora as que eu não contei!(meias e calcinhas que estão neste varalzinho de teto,bem na frente dos outros varais)
Luana comendo trufa ontem rs...porque se sujar faz bem!!!hehe(ó eu fazendo propaganda do Omo hehe)





Sorteio no blog da Vivi!

Oie vizinhas,tudo bem?Faz tempo que não passo por aqui né!
Mas prometo atualizar ok!?
Hoje eu vim contar uma novidade...vai ter um mega sorteio no Blog da Vivi, pra quem não a conhece...é só dar uma passadinha aqui: http://viviass.blogspot.com/ ou aqui: http://meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com/

Bom,vamos aos prêmios?hehe


Os prêmios já estão na casa da Vivi: Kit contendo 1 lata de leite condensado, 1 creme de leite, 1 caixinha de molho branco, 1 lata de brigadeiro, 1 lata de beijinho, 1 lata de cajuzinho, 1 lata de doce de leite, 1 manteiga, 1 sachê de farinha láctea, 1 sachê de mingau de arroz, 1 sachê de mingau de milho, 3 unidades de Mocoquinha tradicional, 3 unidades de Mocoquinha chocolate branco e 1 achocolatado de 1 Litro.

Eu tô louca pra ganhar hehe!

Como participar:

1º SORTEIO (para o dia dos namorados) : 1 de junho de 2011

Para participar você deve ser seguidor do blog.  Só clicar em seguir na lateral (lembrando que não precisa ter um Blog para seguir. Basta ter conta no google, twitter ou yahoo.
Divulgando no seu Blog e no twitter terá direito à mais 2 chances.

Aqueles que moram no exterior, podem participar, caso tenham um endereço para entrega em qualquer local do Brasil.

As inscrições poderão ser feitas até o último minuto do dia 31 de maio (Horário de Brasília).
O sorteado será divulgado pelo próprio blog e o contato feito nas primeiras 48h por e-mail, caso não repasse seu endereço completo neste prazo, será feito novo sorteio. O sorteio será feito pelo método Random.

♪Dez entre dez brasileiros preferem feijão(Tá,mas e o medo da panela de pressão?rs)

Confesso que eu sou uma das pessoas que morrem de medo da panela de pressão explodir rs!

Antes de casar,eu sempre dizia que NUNCA iria usar uma panela de pressão,pois morria de medo!Se meu marido quisesse comer,eu pediria pra minha mãe cozinhar e eu congelava aqui na minha casa rs...doce ilusão!
Semana passada,o Issao acorda e diz:Quero comer feijão,faz tempo que não como!(quase respondi:Vai ficar querendo kk)
Mas tadinho né,não custava nada eu tentar!E lá fui eu procurar uma receita de feijão no Santo Google,aff achei um monte!Então bora pra cozinha!
Enquanto a panela não pegava pressão,fui papear no Facebook com algumas amigas e postei que estava cozinhando feijão(nem preciso falar que todas me zoaram,pois outro dia deixei nuggets no micro por 5 min e quase incendiei o prédio kk)
Cronometrei no celular 20min,como todos disseram!Quando abri a panela,o danado ainda estava duro =[ nem coloquei mais água e botei no fogo de novo por mais 5min!
Quando abri a bixinha,o feijão tava lá quase sem água,pronto pra explodir e acabar com meu fogão e parar lá no apto em cima do meu kkkk!
Contei pra minha mãe e ela quase teve um treco kkk,me chamou de doida huahauah,falou 6584516869874 mil vezes pra eu ter cuidado!
Ahh e o feijão?Ficou comestível,mas nem tão bom!O Issao elogiou(acho que ele nem gostou,só elogiou pra eu não desanimar hehe)
Pra quem tiver um tempinho,lá vai um videozinho do Larica Total sobre a Batalha da Panela de Pressão(muito engraçado)

Grill George Foreman

Meu almoço saudável de hoje: Bifinho grelhado,legumes no vapor,um punhado de macarrão e...SÓ!


Status do meu face hoje: Modo de preparo do almoço saudável:.compra os legumes já congelados hehe,o pacotinho é 1,99 da Daucy,o bife você coloca no Grill e deixa lá esturricando e um tiquinho só de macarrão só pra dar uma sustância!Você perde todas as calorias que comeu... limpando o grill depois...aff coisa horrível de limpar!!!


Tudo bem...tudo bem,sai toda a gordurinha da carne e nem fica tão seca e esturricada sim,fica até gostosinha!Mas pra limpar o grill...nossinhora da bicicletinha,dai-me equilíbrio viu!!!
Mesmo que vc limpe ele,ainda morninho...é difícil tirar as gordurinhas grudadas!Li num site doido pra passar óleo,ficou terrível!!!E hoje uma amiga mandou eu passar água quente com detergente,vamos ver,eu ainda não testei!




Meu "queridinho" em tamanho família(eu deveria ter escolhido o menor hehe)


Meu bifinho!